Seguidores
domingo, 22 de junho de 2014
Quem foi Marie Anne Adelaide Lenormand?
Inacreditavelmente tive certa dificuldade de pesquisar sobre ela. Não tem como se falar de baralho cigano sem menciona-la, todos sabem que as imagens do baralho cigano de hoje são de autoria dela. mas todos os textos que encontrei estavam em francês. Como não eram de fontes conhecidas fiquei receoso e acabei lendo outro, e outro, e outro e todos com o mesmo conteúdo falando as vezes algumas coisas diferentes. Então vou fazer um resumo do conteúdo que traduzi e li.
Mlle Lenormand nasceu em 27 maio de 1772 em Alençon, na Normandia, embora há rumores de que os documentos originais indiquem que ela nasceu dia 16 de setembro de 1768. Filha de Jean Louis Antoine Lenormand, um negociante de panos que faleceu quando ela tinha 1 ano e Anne Marie Lenormand que faleceu quando ela tinha 5. Lenormand foi educada em um colégio de freiras onde ainda muito jovem teve naturalmente sua clarevidência e intuição muito desenvolvidas naturalmente. Lenormand partiu para Paris em 1786.
Marie Anne Adelaide Lenormand começou sua vida profissional como modista, mas foi na cartomancia que se encontrou e dedicou toda a sua vida, ativa há mais de 40 anos de fama considerável e caindo sobre a era napoleônica. Lenormand alegou ter dado conselhos de cartomancia a muitas pessoas famosas, entre elas líderes da Revolução Francesa (Marat, Robespierre e Saint-Just), Imperatriz Joséphine e Czar Alexander. Lenormand em 1814 iniciou uma segunda carreira e textos literários publicados Muitos, causando muitas controvérsias públicas. Lenormand foi presa mais de uma vez, mas nunca por muito tempo. Lenormand na França é considerada a maior cartomante de todas os tempos, muito influente na onda de cartomancia francesa que começou no final do século 18. Uma de suas prisões foi decretada pelo próprio imperador Napoleão em 1807 quando ela leu sua mão e previu a sua intenção de se divorciar de sua atual esposa a imperatriz Joséphine. Irado com a revelação de Mlle Lenormand dita por Napoleão como calunia ele a sentenciou a 12 dias de prisão. Porem em 1809 ele realmente se divorciou de sua esposa. O Tribunal da Igreja Católica já condenou Mlle Lenormand por heresia a pagar uma multa e cumpri 1 ano de cadeia por uma publicação em um dos seus livros que dizia se conectar com o Anjo Gabriel. Mas ela foi considerada inocente pelo Supremo Tribunal Francês e liberada da pena.
Mlle Lenormand era uma poderosa vidente, apaixonada por carta ela jogava tarot, baralho ungaro e dizam que ela criou outros baralhos também. O mais famoso é o Baralho Cigano com 36 laminas, na época conhecido como Petit Lenormand (Pequeno Lenormand) ou Le Petit Cartomancien(A Pequena Cartomante) que é uma redução de outro baralho chamado Sibyll Alençon ou La Sibylle de Salons que era o apelido de Mlle Lenormand nos salões onde ela jogava cartas. Esse apelido era uma associação a ela aos ciganos. Esse baralho tinha 52 catas do baralho comum com seus naipes. Há quem diga que o Baralho de 36 laminas era um baralho de origem cigana com uma simbologia estranha, então foi traduzido por ela com outros símbolos que facilitaram a leitura para quem não é cigano. Mas essa não é uma teoria constatada. Outra também não constatada, mas, mais aceita é que as gráficas passaram a imprimir vários baralhos e associar ao seu nome como estratégia de vendas.
Independente de qual seja a verdadeira origem do Baralho Cigano é fato que teve uma aceitação popular muito grade na França até os dias de hoje, assim como em todas as outras partes do mundo. Mlle Lenormand morreu em Paris em 25 de junho 1843 e está enterrada na divisão 3 de Père Lachaise.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário